Resumo:
O presente trabalho trouxe a discussão para a utilização de tecnologias em sala de
aula, mais especificamente voltado a aparelhos móveis. O celular é uma ferramenta
que está muito presente no cotidiano rotineiro dos alunos, isso porque apresenta
meios que permitem a realização de várias funções, estas, muitas vezes podem ser
aproveitadas em sala. Essa utilização assim como outra metodologia necessita de
muito planejamento onde o professor precisa ficar atento aos possíveis contratempos
que posam aparecer, pois, é um método didático que divide muito as opiniões de
professores de escolas básicas, com justificativa que distrai os alunos do conteúdo
que está sendo estudado. O ensino apresenta muitas dificuldades, principalmente
com relação a estrutura, interesse dos alunos e tempo de aula, quando voltado para
o ensino de química, essas dificuldades aumentam, pois, como é uma ciência onde o
interesse é muito despertado visualmente, na falta de laboratórios, é necessário
realizar uma adaptação que permita utilizar didáticas distintas que atendam a essas
dificuldades. Desta forma, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de realizar
um estudo descritivo no âmbito qualitativo sobre como o celular pode ser utilizado em
sala de aula, fazendo uso de uma sequência didática para o conteúdo de
termoquímica onde a ferramenta de auxilio principal foi o celular, sendo usado para
reproduzir, slides, vídeos, textos e imagens. Os resultados foram obtidos através da
aplicação de questionários, e a aprendizagem dos alunos foi avaliada utilizando o
software Kahoot, também desenvolvido com o celular. Os resultados encontrados
foram satisfatórios, os alunos apresentaram um aumento no interesse e na
participação em sala, demostrando através de críticas e relações cotidianas seu ponto
de vista do conteúdo estudado.
Descrição:
TRANQUILINO, I. G. O cecular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.