UEPB - Repositório Digital

O celular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tranquilino, Izabela Gonçalves
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:48:16Z
dc.date.available 2021-09-30T15:48:16Z
dc.date.issued 2019-12-06
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24690
dc.description TRANQUILINO, I. G. O cecular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trouxe a discussão para a utilização de tecnologias em sala de aula, mais especificamente voltado a aparelhos móveis. O celular é uma ferramenta que está muito presente no cotidiano rotineiro dos alunos, isso porque apresenta meios que permitem a realização de várias funções, estas, muitas vezes podem ser aproveitadas em sala. Essa utilização assim como outra metodologia necessita de muito planejamento onde o professor precisa ficar atento aos possíveis contratempos que posam aparecer, pois, é um método didático que divide muito as opiniões de professores de escolas básicas, com justificativa que distrai os alunos do conteúdo que está sendo estudado. O ensino apresenta muitas dificuldades, principalmente com relação a estrutura, interesse dos alunos e tempo de aula, quando voltado para o ensino de química, essas dificuldades aumentam, pois, como é uma ciência onde o interesse é muito despertado visualmente, na falta de laboratórios, é necessário realizar uma adaptação que permita utilizar didáticas distintas que atendam a essas dificuldades. Desta forma, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de realizar um estudo descritivo no âmbito qualitativo sobre como o celular pode ser utilizado em sala de aula, fazendo uso de uma sequência didática para o conteúdo de termoquímica onde a ferramenta de auxilio principal foi o celular, sendo usado para reproduzir, slides, vídeos, textos e imagens. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários, e a aprendizagem dos alunos foi avaliada utilizando o software Kahoot, também desenvolvido com o celular. Os resultados encontrados foram satisfatórios, os alunos apresentaram um aumento no interesse e na participação em sala, demostrando através de críticas e relações cotidianas seu ponto de vista do conteúdo estudado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Celular pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title O celular como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta