UEPB - Repositório Digital

Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Amanda Caroline Ferreira
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:53:07Z
dc.date.available 2021-09-30T15:53:07Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24760
dc.description ARAÚJO, A. C. F. Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Química, é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de mediação do conhecimento e a experimentação é uma ferramenta que favorece o processo de ensino aprendizagem, já que possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Inserida ao ensino de química, é uma estratégia que pode romper com as dificuldades que os alunos apresentam em relação ao estudo da disciplina. Diante do exposto, a presente pesquisa teve como proposta elaborar e aplicar uma sequência didática sobre soluções químicas com a abordagem da experimentação problematizadora como recursos didáticos nas salas de aula. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira, situada no município de Campina Grande – PB. O público alvo foram 10 estudantes da turma do 2º ano do ensino médio. Também trata-se de um estudo de caso, já que um dos objetivos foi elaborar uma e avaliar uma proposta didática de ensino. O instrumento de coleta de dados foram questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados foram sistematizados e apresentados em quadros e tabelas, posteriormente discutidos e interpretados a luz do referencial teórico da área. Os resultados mostraram que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, sinalizando que favoreceu o processo de construção do conhecimento, mostrando 100% de aprovação no quesito de planejamento e aplicação das atividades experimentais para melhor compreensão do conteúdo. Portanto, é possível afirmar que a experimentação mostrou-se satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de soluções químicas, também é possível considerar que houve motivação e despertou o interesse dos participantes da pesquisa para o estudo da disciplina de química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Soluções químicas pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Trabalhando com atividades experimentais investigativas e problematizadoras no ensino de soluções na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta