UEPB - Repositório Digital

Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros de representações semióticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Higor Sousa de
dc.date.accessioned 2021-09-30T17:54:10Z
dc.date.available 2021-09-30T17:54:10Z
dc.date.issued 2020-11-30
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24786
dc.description OLIVEIRA, Higor Sousa de. Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros representações semióticas. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer uma proposta didática relacionada ao ensino e aprendizagem de funções baseada na Teoria de Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. O trabalho foi desenvolvido durante o período da pandemia do coronavírus, impossibilitando a aplicação de atividades escolares de forma presencial. Com isso, criamos um guia para realização das atividades. A pergunta que norteou nosso trabalho foi Como as representações semióticas de Duval podem auxiliar o ensino de funções?. Assim, diante da teoria de registro de Duval aprendemos que alunos reconhecem um mesmo objeto em diferentes registros e transitam entre eles. Portanto, trazemos uma breve discussão sobre a importância da Educação Matemática na reformulação do ensino tradicional e a influência dela sobre o uso das TIC. Com o movimento da Educação Matemática tivemos a inserção de aplicativos na segunda fase da era digital, onde o Winplot foi de grande importância, quando surgiram aplicativos relacionados a múltiplas representações. Posto isto, apresentamos uma atividade com o auxílio do aplicativo Winplot, englobando os registros de línguas naturais, algébricos e gráficos para que alunos possam entender suas diferentes representações e a aprendam a transitar entre eles. Com nossa sugestão, esperamos auxiliar professores em exercício e futuros professores a explorar mais o ensino de funções, utilizando-se das representações semióticas para obter um resultado mais satisfatório por parte dos alunos, trazendo uma Matemática mais crítica e importante no dia-a-dia deles. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Funções pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC pt_BR
dc.subject Winplot pt_BR
dc.title Sugestão de proposta didática sobre funções a partir da teoria de registros de representações semióticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta