UEPB - Repositório Digital

A ludicidade no contexto do raciocínio lógico como ferramenta de ensino de números inteiros

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Geilza Roque Barbosa
dc.date.accessioned 2021-10-06T18:51:52Z
dc.date.available 2021-10-06T18:51:52Z
dc.date.issued 2020-11-25
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24826
dc.description MORAIS, Geilza Roque Barbosa. A ludicidade no contexto do raciocínio lógico como ferramenta de ensino de números inteiros. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática é uma disciplina considerada por muitos como difícil e desafiadora. Mas, nos últimos anos tem-se procurado alternativas para tornar o ensino desta disciplina algo dinâmico e prazeroso. Umas dessas alternativas é inserir a ludicidade em atividades de raciocínio lógico. Trabalhar nessa perspectiva propicia ao aluno um gosto e uma curiosidade por aprender, como também a inserção de jogos, brincadeiras e resolução de problemas. O lúdico está presente na vida do indivíduo desde sua infância, assim desenvolvendo um papel importante na vida do aluno. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre o uso do desafio lúdico e do raciocínio lógico no ensino de matemática no Fundamental Anos Finais, como parte integrante na construção do conhecimento do aluno em relação aos números inteiros. Além do mais, propomos uma sequência de atividades com apresentação dos números inteiros com base na ludicidade e nos preceitos de Polya para resolução de problemas, destinada à alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e na internet. Como resultado do trabalho, passamos a valorizar mais a ludicidade para efeito do raciocínio lógico e as orientações de Polya para efeito do trabalho com problemas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Números inteiros pt_BR
dc.title A ludicidade no contexto do raciocínio lógico como ferramenta de ensino de números inteiros pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta