UEPB - Repositório Digital

Possibilidades do uso do Youtube como ferramenta digital de ensino e aprendizagem de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Romério de Lima
dc.date.accessioned 2021-10-19T22:25:30Z
dc.date.available 2021-10-19T22:25:30Z
dc.date.issued 2021-09-20
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24976
dc.description SILVA, R. de L. Possibilidades do uso do Youtube como ferramenta digital de ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Aprender uma nova língua é algo bastante desafiador, principalmente quando nos encontramos em um ambiente com escassez de recursos que possam contribuir para o desenvolvimento das nossas habilidades. Diante desse panorama, faz-se relevante discutir o uso de novos recursos como as tecnologias digitais no âmbito educacional como instrumento pedagógico no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo busca trazer uma reflexão sobre o uso de recursos digitais por meio de uma análise bibliográfica de pesquisas baseadas na área da educação, reflete as possibilidades de utilização da plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de sala de aula, além do seu potencial como mecanismo tecnológico capaz de possibilitar o desenvolvimento da autonomia do estudante. Nosso trabalho se baseia nos conceitos de Kalantzis; Cope (2012) sobre a pedagogia dos multiletramentos e as tecnologias digitais, as ideias de Kairallah (2018) em relação ao emprego das TDICs na sala de aula de línguas e os pensamentos de Chhabra (2012) a respeito da utilização do site YouTube no ensino de língua inglesa dão suporte para a fundamentação dessa pesquisa. Por fim, percebe-se que o uso de recursos tecnológicos na esfera educacional não é uma ideia utópica, entretanto, compreende-se necessária uma formação adequada para os docentes e a disponibilização de recursos fundamentais para a realização dessas possibilidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject YouTube pt_BR
dc.title Possibilidades do uso do Youtube como ferramenta digital de ensino e aprendizagem de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta