Resumo:
A EJA oportuniza a jovens e adultos terem acesso aos estudos e concluírem a sua
escolarização, formando-os e tornando-os capazes de transformar a realidade. Mas
para que assuma de fato o caráter inclusivo, ela precisa oferecer aos indivíduos uma
aprendizagem significativa através de métodos adequados e professores capacitados
para direcionar os discentes no processo de aprendizagem dos conteúdos da grade
curricular de maneira correta e, além de alfabetizar, formar cidadãos ativos e
participantes na sociedade. O presente trabalho apresenta uma reflexão e pesquisa
acerca dessa modalidade de ensino, buscando conhecer o perfil dos estudantes e os
desafios encontradas no processo. Através de uma pesquisa bibliográfica e um
questionário, esse estudo serve como identificação dos estudantes e qual é a
contribuição da EJA na aprendizagem e na vida deles no sentido de refletir e rever a
metodologia aplicada. Para tal, buscou-se o conhecimento de teóricos que abordam
aspectos da Educação de Jovens e Adultos, como: Freire (1996), Soares (2002),
Moura (2011), Kleimman (1995), dentre outros.
Descrição:
SILVA, J. S. da. Perfil e desafios dos discentes da Educação de Jovens e Adultos no município de Mari/PB. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira 2021.