Resumo:
O TEA, comumente chamado apenas de autismo, está categorizado como um transtorno Global
do Desenvolvimento (TGD) ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). Dentre as
dificuldades da criança autista está a inaptidão do seu gesto motor, que pode ser aprimorado
através da atividade física motora adaptada. O objetivo desse projeto é avaliar a melhoria do
desenvolvimento motor através da aplicação de um programa de intervenção com atividades
perceptivos-motoras, em crianças com espectro autismo, residentes em Campina Grande –
Paraíba, com dois encontros semanais de 30 a 40 min durante aproximadamente três meses. O
presente estudo caracteriza-se como um relato de experiências vividas a partir do projeto PIBIC.
Sobre a perspectiva metodológica é uma forma de narrativa, de modo que o autor quando narra
através da escrita está expressando um acontecimento vivido. Observou-se que as atividades
que foram escolhidas de acordo com a dificuldade deficitária da criança proporcionou um
avanço, notou-se também que o uso de brincadeiras lúdicas que estão associadas às estereotipias
da criança trazia um retorno positivo.
Descrição:
SILVA, Nadhini Ferreira. Intervenção perceptivo-motora no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista utilizando o método ABA: Um relato de experiência. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.