dc.contributor.author |
Silva, Nadhini Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T17:35:47Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27T17:35:47Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-25 |
|
dc.identifier.other |
CCD 613.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25128 |
|
dc.description |
SILVA, Nadhini Ferreira. Intervenção perceptivo-motora no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista utilizando o método ABA: Um relato de experiência. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O TEA, comumente chamado apenas de autismo, está categorizado como um transtorno Global
do Desenvolvimento (TGD) ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). Dentre as
dificuldades da criança autista está a inaptidão do seu gesto motor, que pode ser aprimorado
através da atividade física motora adaptada. O objetivo desse projeto é avaliar a melhoria do
desenvolvimento motor através da aplicação de um programa de intervenção com atividades
perceptivos-motoras, em crianças com espectro autismo, residentes em Campina Grande –
Paraíba, com dois encontros semanais de 30 a 40 min durante aproximadamente três meses. O
presente estudo caracteriza-se como um relato de experiências vividas a partir do projeto PIBIC.
Sobre a perspectiva metodológica é uma forma de narrativa, de modo que o autor quando narra
através da escrita está expressando um acontecimento vivido. Observou-se que as atividades
que foram escolhidas de acordo com a dificuldade deficitária da criança proporcionou um
avanço, notou-se também que o uso de brincadeiras lúdicas que estão associadas às estereotipias
da criança trazia um retorno positivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Josenaldo Lopes Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
ABA |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento motor |
pt_BR |
dc.title |
Intervenção perceptivo-motora no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista utilizando o método ABA: Um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |