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Entendendo as práticas sociais como modos heterogêneos de se promover interação através da
linguagem, é possível afirmar que a escrita, inserida nesse meio, também assumirá papéis
diferentes, dependendo, assim, dos eventos comunicativos em jogo. A concepção de escrita,
defendida nesse trabalho, é a que entende esta modalidade da língua como uma atividade de
linguagem socialmente construída e que possui finalidades específicas no âmbito da
comunicação humana. Nesse sentido, o presente estudo, oriundo de pesquisa documental, tem
como finalidade realizar uma análise do livro didático de português intitulado: “: “Língua
Portuguesa”, 4º ano, das autoras Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi,
publicado pela Editora Ática no ano de 2011. O objetivo geral da pesquisa foi identificar que
concepção de escrita está subjacente nos enunciados das propostas de produção textual do
referido livro didático. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: analisar os
enunciados das propostas de produção textual em relação ao gênero solicitado e à sua
circulação social e contribuir com o ensino de escrita cada vez mais vinculado à concepção
sociointeracionista de língua. Os resultados apontam que, se tratando das concepções de
escrita, identificamos uma aproximação deste documento – o livro didático analisado, da
concepção de processo, concepção que entende a escrita como trabalho e vinculada às práticas
sociais. |
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