UEPB - Repositório Digital

Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Hozanilda Araújo
dc.date.accessioned 2013-11-22T18:51:21Z
dc.date.available 2013-11-22T18:51:21Z
dc.date.issued 2013-11-22
dc.identifier.other CDD 372.412
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2515
dc.description Santos, H. A. Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Entendendo as práticas sociais como modos heterogêneos de se promover interação através da linguagem, é possível afirmar que a escrita, inserida nesse meio, também assumirá papéis diferentes, dependendo, assim, dos eventos comunicativos em jogo. A concepção de escrita, defendida nesse trabalho, é a que entende esta modalidade da língua como uma atividade de linguagem socialmente construída e que possui finalidades específicas no âmbito da comunicação humana. Nesse sentido, o presente estudo, oriundo de pesquisa documental, tem como finalidade realizar uma análise do livro didático de português intitulado: “: “Língua Portuguesa”, 4º ano, das autoras Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, publicado pela Editora Ática no ano de 2011. O objetivo geral da pesquisa foi identificar que concepção de escrita está subjacente nos enunciados das propostas de produção textual do referido livro didático. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: analisar os enunciados das propostas de produção textual em relação ao gênero solicitado e à sua circulação social e contribuir com o ensino de escrita cada vez mais vinculado à concepção sociointeracionista de língua. Os resultados apontam que, se tratando das concepções de escrita, identificamos uma aproximação deste documento – o livro didático analisado, da concepção de processo, concepção que entende a escrita como trabalho e vinculada às práticas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Material de Ensino pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta