Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido a partir da perspectiva de Modelagem Matemática para identificação no índice da Cesta Básica no município de Zabelê – PB. Com isso, investigamos como fazer uso da Modelagem Matemática, como Metodologia de ensino, atrelada à situações de interesse social, a exemplo do levantamento do valor da Cesta Básica, com objetivo de mostrar como a Modelagem Matemática, como uma metodologia de ensino pode contribuir com a construção do conhecimento matemático em construção com a Matemática usada no cotidiano. Então, desenvolvemos uma coleta os dados a partir do comércio de gêneros alimentícios da cidade de Zabelê-PB, com base nas orientações apresentadas no DIEESE. Bassanezi (2002), explica que essa metodologia de ensino é apenas uma estratégia de aprendizagem, onde o mais importante não é chegar imediatamente a um modelo bem sucedido mas, caminhar seguindo etapas onde o conteúdo matemático vai sendo sistematizado e aplicado. Os resultados apontam para possibilidades do desenvolvimento dessa proposta para utilização e validação de modelos matemáticos que podem ajudar agregar valores ao processo de ensino e aprendizagem, através de ações que envolvam os alunos na construção da sua aprendizagem. Barbosa (2004) enfatiza que no processo de construção do conhecimento, a Modelagem é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da Matemática, situações com referência na realidade.
Descrição:
SANTOS, J. J. F. Modelagem matemática: uma aplicação no índice da cesta básica do município de Zabelê. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.