UEPB - Repositório Digital

O processo de amadurecimento no coming-of-age: diálogos entre Emma e As Patricinhas de Beverly Hills

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Andreza Gomes do
dc.date.accessioned 2021-11-22T21:19:23Z
dc.date.available 2021-11-22T21:19:23Z
dc.date.issued 2021-09-16
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25308
dc.description NASCIMENTO, A. G. O processo de amadurecimento no coming-of-age: diálogos entre Emma e As Patricinhas de Beverly Hills. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O processo de amadurecimento e busca de integração social é um tema universal na experiência humana. Essa busca é refletida no espaço literário pelo gênero romanesco Bildungroman, ou romance de formação, originado na Alemanha do século XVIII. Na literatura e no cinema, esse tipo de história pode representado pelo estilo narrativo chamado coming-of-age, que, em grande escala, contempla o público jovem. Esse trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, procura analisar o romance de Jane Austen, intitulado Emma (1816), assim como, a maneira em que esse romance se enquadra no Bilgunsroman; tendo como base principal as pesquisas de Genilda Azêredo sobre adaptações cinematográficas austenianas, será possível estudar como a adaptação As Patricinhas de Beverly Hills (1995) pode ser considerada uma narrativa coming-of-age que reflete as tradições do romance de formação. Desse modo, as obras foram analisadas mediante a perspectiva teoria da adaptação, por intermédio dos estudos de Sanders (2006) e Stam (2000), através dos trabalhos de Maas (2000), Gabialti (2011) e Pratt (1979) sobre Bildungsroman, bem como, uma de suas ramificações, o Bildungsroman feminino. Os trabalhos de Meslin (2018) Shary (2007) e Driscoll (2011) também se mostram relevantes na discussão sobre o filme adolescente e a narrativa coming-of-age no cinema. Finalmente, é possível explorar os elementos da narrativa coming-of-age na adaptação fílmica, com ênfase em recursos visuais, como figurino, e como eles se relacionam com os aspectos narrativos indicativos do amadurecimento no romance de formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Giovane Alves de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Romance de formação pt_BR
dc.subject Narrativa de amadurecimento pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Teoria da adaptação pt_BR
dc.title O processo de amadurecimento no coming-of-age: diálogos entre Emma e As Patricinhas de Beverly Hills pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta