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O processo de amadurecimento e busca de integração social é um tema universal na experiência humana. Essa busca é refletida no espaço literário pelo gênero romanesco Bildungroman, ou romance de formação, originado na Alemanha do século XVIII. Na literatura e no cinema, esse tipo de história pode representado pelo estilo narrativo chamado coming-of-age, que, em grande escala, contempla o público jovem. Esse trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, procura analisar o romance de Jane Austen, intitulado Emma (1816), assim como, a maneira em que esse romance se enquadra no Bilgunsroman; tendo como base principal as pesquisas de Genilda Azêredo sobre adaptações cinematográficas austenianas, será possível estudar como a adaptação As Patricinhas de Beverly Hills (1995) pode ser considerada uma narrativa coming-of-age que reflete as tradições do romance de formação. Desse modo, as obras foram analisadas mediante a perspectiva teoria da adaptação, por intermédio dos estudos de Sanders (2006) e Stam (2000), através dos trabalhos de Maas (2000), Gabialti (2011) e Pratt (1979) sobre Bildungsroman, bem como, uma de suas ramificações, o Bildungsroman feminino. Os trabalhos de Meslin (2018) Shary (2007) e Driscoll (2011) também se mostram relevantes na discussão sobre o filme adolescente e a narrativa coming-of-age no cinema. Finalmente, é possível explorar os elementos da narrativa coming-of-age na adaptação fílmica, com ênfase em recursos visuais, como figurino, e como eles se relacionam com os aspectos narrativos indicativos do amadurecimento no romance de formação. |
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