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A presente pesquisa sobre violência de gênero e comunidade de prática foi desenvolvida a partir de uma experiência didático-pedagógica com três turmas do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário na Cidade de Campina Grande-PB. Os objetivos da pesquisa foram: problematizar a violência de gênero como uma forma de manutenção dos padrões de feminilidades e masculinidades formuladas em uma determinada comunidade de prática (PAECHTER, 2009); compreender a influência que o cinema de animação exerce na internalização dos padrões de gênero em pré-adolescentes; e, analisar como os alunos entendem a violência de gênero e a sua presença na vida cotidiana. O filme selecionado foi “Pocahontas II: Uma Jornada para o Novo Mundo” (dir. Bradley Raymond e Tom Ellery, 1998), por abordar o caráter relativo das representações de feminilidades e masculinidades. Sobretudo, por apresentar situações que se caracterizam como violência de gênero, ofertando suporte para analisar junto aos alunos de forma concreta a questão. A metodologia da pesquisa se classifica como de natureza qualitativa, pois foram analisadas as falas dos estudantes e as respostas elaboradas por esses na resolução de uma questão proposta, a luz do referencial teórico selecionado, sendo esse composto pelos conceitos de: gênero (BUTLER, 2007 e 2018; LAURETIS, 1987; PAECHTER, 2009), violência de gênero (BOURDIEU, 2012; LOURO, 2004), Temas Transversais (DURHAM, 2010; FRIGOTTO e CIAVATTA, 2003; JACOMELI, 2004; SANTOS et al, 2006), cinema (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003; FANTIN, 2009) e cinema de animação (PINTO, 2011). Destacamos, ao longo desta pesquisa, não somente a importância de se expandir os trabalhos referentes a temática de gênero nas escolas, visando à formação cidadã dos sujeitos, mas também as múltiplas possibilidades de utilização do cinema de animação em tempos e espaços escolares na superação da violência de gênero. |
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