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O objetivo do presente estudo é tecer reflexões teóricas sobre como o videoclipe pode ser utilizado em aulas de línguas estrangeiras, no nosso caso a língua inglesa, para desenvolver as habilidades linguísticas de produção oral e escrita. A metodologia utilizada no trabalho foi a bibliográfica com uma abordagem qualitativa, que é um procedimento exclusivamente teórico que permite analisar, detalhar, investigar características e desvendar eventos em questão, com base em dados bibliográficos. Foram consideradas as pesquisas que abordam a importância dos videoclipes na aprendizagem de língua estrangeira, como o gênero pode ser utilizado em sala de aula e, dessa maneira, ajudar no desenvolvimento de algumas habilidades linguísticas. O estudo foi fundamentado em pesquisas sobre o tema proposto, a partir de estudos como os de Marcuschi (2010), a Base Nacional Comum Curricular (2018), Kress (1995), Rojo (2009, 2013), e Sedeño Valdellos (2007), entre outros. Diante das contribuições teóricas apresentadas, foi possível constatar que o gênero textual digital multimodal ‘videoclipe’ pode ser utilizado em sala de aula de língua estrangeira, visto que sua utilização é atual, adequada, válida, já que contribui para que os alunos desenvolvam as habilidades de produção oral e escrita de língua inglesa. |
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