Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência que busca discutir a experiência vivenciada
pela discente acerca da aprendizagem na Internet por meio do uso da metodologia
Webquest. Instrumento com grande importância, pois, promove a pesquisa e faz
com que o docente reformule suas práticas devido às constantes mudanças que
acontecem na sociedade, não podendo a escola estar distante delas. Em relação ao
modelo adotado para a pesquisa, trata-se de um estudo do âmbito de abordagem
qualitativa do tipo relato de experiência, relacionado à construção de uma Webquest,
experiência realizada no período 2019.2 no decorrer do componente curricular
eletivo Informática e Educação, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da
Paraíba – UEPB. Tendo este relato de experiência escrito posteriormente ao
componente curricular, no ano de 2021. Apoiamos-nos em autores como: Araújo
(2010), Kenski (2013), Lévy (1993), Moran (2013), Pereira e Mesquita (2013) entre
outros, para o embasamento e discussão aqui expostos. Conclui-se que a
metodologia de pesquisa na web Webquest é um importante caminho de
aprendizagem quando bem orientado pelo docente. Quando se tem o contato
fidedigno, o discente adquire e desenvolve habilidades, torna-se um ser ativo, crítico,
autônomo, cooperativo, um aluno pesquisador.
Descrição:
SOUZA, R. S. A Webquest como um caminho de pesquisa para o processo de ensino aprendizagem. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.