dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento do componente Estágio Supervisionados por alunos de cursos de Licenciatura, durante o ensino remoto. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com abordagem descritiva-analítica e com recursos da pesquisa participante. Para coleta dos dados, catalogamos artigos nas plataformas do Google Acadêmico e do Scielo, relacionados a prática de Estágio Supervisionado em tempos de pandemia e analisamos a própria prática de Estágio, realizada de forma remota pela autora desse trabalho, no ano de 2021, na Universidade Estadual da Paraíba. Nos fundamentamos em Pimenta e Lima (2005); Marinho e Amorim (2020); Freire (1997); Soares (2019), entre outros. Tendo em vista a importância dessa prática de Estágio para formação do futuro professor, buscamos por respostas de como a mesma estava acontecendo em formato remoto. Concluímos que foram muitas as dificuldades enfrentadas pelos estagiários diante da realização da prática de Estágio na modalidade remota, em que estiveram impossibilitados de adentrarem os espaços escolares presencialmente, em contrapartida, em três de quatro artigos analisados, bem como também para a autora desse trabalho, essa prática de Estágio atingiu o seu objetivo final que é o de aproximar os seus formandos de seu futuro campo de atuação. Por fim, consideramos de suma importância estarmos sempre dispostos a passarmos mudanças, principalmente no contexto educacional, o qual, forma sujeitos críticos para atuarem na sociedade em que vivemos. |
pt_BR |