dc.description.abstract |
O presente trabalho trata da possibilidade de se utilizar o poema em sala de
aula como estímulo para a aprendizagem da leitura e da escrita, à luz de um
referencial teórico que relaciona alfabetização e letramento como conceitos
complementares. Para se entender o sentido principal dessa relação são
apresentadas concepções de alfabetização e de letramento e informações sobre o
gênero textual poema. Para tanto, recorre-se a autores como Ferreiro (2010, 1993),
Vygotsky (1988, 1984), Soares (2009), Cagliari (2010), Santos, Albuquerque e
Mendonça (2007), dentre outros. A realização combina o estudo teórico e um projeto
de intervenção numa turma de 11 alunos do 1o ano, de uma escola particular da
cidade de Campina Grande – PB, situada no bairro do Centenário. O objetivo foi
fazer com que as crianças avançassem do nível de escrita em que se encontravam
até atingirem o nível alfabético, fazendo uso de um gênero textual que despertasse
seu interesse e gosto por ler e escrever. A metodologia constou de levantamento de
dados acerca dos níveis de hipótese de escrita em se encontravam os alunos e de
elaboração e operacionalização de aulas explorando a leitura e a escrita a partir de
poemas de Vinícius de Moraes. A análise das atividades realizadas levou a
considerar que o trabalho com poema em sala de aula, se bem planejado, favorece
a evolução das crianças, tanto em termos de aprendizagem da leitura e da escrita
quanto no aspecto de despertar para o prazer de ler. |
pt_BR |