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Esta pesquisa apresenta uma proposta de Atividade de Análise Linguística em torno
dos processos de formação de palavras (mais especificamente, os processos
neológicos), enfatizando o surgimento de neologismos em um gênero textualdiscursivo: canção de Rap. O gênero em questão, foi escolhido por demonstrar
substancial propriedade criadora, sócio-histórica e política, desse modo agindo
diretamente como ferramenta de resistência, inclusive e (para este trabalho)
principalmente linguística, uma vez que o surgimento de neologismos é recorrente
neste estilo musical. Para isso, no intento de apresentar uma abordagem mais
contemporânea do ensino de gramática e promover o seu desenvolvimento,
enfatizamos as considerações de Bezerra e Reinaldo (2013), sobre a Análise
Linguística a partir da base teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, apoiadas nos
estudos de Adam (2011). Para fins de análise, focalizamos as considerações de Alves
(2004), no que concerne à sua ótica inovadora sobre os processos neológicos e os
neologismos, em contraste à visão tradicional dos estudos gramaticais desenvolvidos
por Basílio (1987), Laroca (1994), Sandman (1997), Cegalla (2008), Margotti (2008) e
Bechara (2015). Também adotamos a concepção de língua como processo trazida
por Bagno (2014) e Geraldi (2011), bem como os pressupostos teóricos acerca do
conceito de gênero textual-discursivo de Bakhtin (2003), Pauliukonis e Cavalcante
(2018). De modo a servir como suporte para a construção da proposta de atividade,
utilizamos um excerto da Cypher Psicopretas Vol.2 (2018), à composição e
interpretação de Alinega. Por conseguinte, este trabalho salienta sobre a possibilidade
de tratar o processo de ensino-aprendizagem de elementos gramaticais em função de
um determinado gênero, sem que haja desvínculo da realidade em que circunda, e
sem fazer deste um pretexto para o ensino de gramática normativa, observando que
a escolha do gênero canção de Rap pode atuar no combate ao preconceito linguístico,
este sob conceituação de Bagno (2014). |
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