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Análise linguística e ensino: uma proposta de atividade sobre os neologismos e os processos de formação de palavras no gênero textual-discursivo "canção de rap"

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dc.contributor.author Santos, Laiany Barros dos
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:52:58Z
dc.date.available 2022-01-05T22:52:58Z
dc.date.issued 2020-12-04
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25419
dc.description SANTOS, L. B. Análise Linguística e ensino: uma proposta de atividade sobre os neologismos e os processos de formação de palavras no gênero textual-discursivo "canção de rap". 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português. - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta uma proposta de Atividade de Análise Linguística em torno dos processos de formação de palavras (mais especificamente, os processos neológicos), enfatizando o surgimento de neologismos em um gênero textualdiscursivo: canção de Rap. O gênero em questão, foi escolhido por demonstrar substancial propriedade criadora, sócio-histórica e política, desse modo agindo diretamente como ferramenta de resistência, inclusive e (para este trabalho) principalmente linguística, uma vez que o surgimento de neologismos é recorrente neste estilo musical. Para isso, no intento de apresentar uma abordagem mais contemporânea do ensino de gramática e promover o seu desenvolvimento, enfatizamos as considerações de Bezerra e Reinaldo (2013), sobre a Análise Linguística a partir da base teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, apoiadas nos estudos de Adam (2011). Para fins de análise, focalizamos as considerações de Alves (2004), no que concerne à sua ótica inovadora sobre os processos neológicos e os neologismos, em contraste à visão tradicional dos estudos gramaticais desenvolvidos por Basílio (1987), Laroca (1994), Sandman (1997), Cegalla (2008), Margotti (2008) e Bechara (2015). Também adotamos a concepção de língua como processo trazida por Bagno (2014) e Geraldi (2011), bem como os pressupostos teóricos acerca do conceito de gênero textual-discursivo de Bakhtin (2003), Pauliukonis e Cavalcante (2018). De modo a servir como suporte para a construção da proposta de atividade, utilizamos um excerto da Cypher Psicopretas Vol.2 (2018), à composição e interpretação de Alinega. Por conseguinte, este trabalho salienta sobre a possibilidade de tratar o processo de ensino-aprendizagem de elementos gramaticais em função de um determinado gênero, sem que haja desvínculo da realidade em que circunda, e sem fazer deste um pretexto para o ensino de gramática normativa, observando que a escolha do gênero canção de Rap pode atuar no combate ao preconceito linguístico, este sob conceituação de Bagno (2014). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Neologismo pt_BR
dc.subject RAP - Discurso rítmico pt_BR
dc.subject Gênero textual-discursivo pt_BR
dc.title Análise linguística e ensino: uma proposta de atividade sobre os neologismos e os processos de formação de palavras no gênero textual-discursivo "canção de rap" pt_BR
dc.type Other pt_BR


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