dc.description.abstract |
A família é fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, assim como a instituição escolar está para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e educacionais. Por isso, a relação entre família e escola é tão importante para facilitar a aprendizagem das crianças e melhorar seu desempenho escolar, mas a escola não deve ser compreendida como responsável única pela educação dos filhos, nem ser vista como uma opção onde os filhos podem estar enquanto os pais estão envolvidos em outras atividades, desta maneira, precisa existir um equilíbrio entre família, trabalho e escola para um desenvolvimento humano mais equilibrado e eficaz do ponto de vista educacional. O presente estudo tem o objetivo problematizar a relação entre pais e filhos e suas articulações no contexto escolar enfatizando a influência desta relação na educação escolar, a partir de um relato de experiência de pesquisa em uma escola particular da cidade de Campina Grande–PB. Trabalhamos a partir dos estudos desenvolvidos por Féres-Carneiro e Ziviani (2009); Lauz e Borges (2013); Leme et al (2013); Melo e Mota (2013); Santos et al (2013); Teixeira, Parente e Boris (2009) e Valentim e Dias (2014).Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados com pais de alunos de uma escola particular de Campina Grande –PB. Participaram deste estudo uma amostra de 10 homens e 10 mulheres casados entre si, que residem na cidade cujos filhos estudam na referida escola . Este estudo nos apontou a importância e o papel fundamental dos pais na vida escolar dos filhos e que a relação entre pais e filhos na escola é importante não apenas para abertura de laços entre escola e família, mas para o próprio desenvolvimento das crianças. Palavras-Chave: Pais. Filhos. Desenvolvimento Humano. Educação Escolar. |
pt_BR |