UEPB - Repositório Digital

A escola e o lugar da família na participação da educação dos filhos: relato de experiência de pesquisa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Débora Paz de
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:54:22Z
dc.date.available 2022-01-05T22:54:22Z
dc.date.issued 2020-11-08
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25420
dc.description SOUSA; D. P. A escola e o lugar da família na participação da educação dos filhos: relato de experiência de pesquisa. 2020. 24 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A família é fundamental no desenvolvimento de todo ser humano, assim como a instituição escolar está para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e educacionais. Por isso, a relação entre família e escola é tão importante para facilitar a aprendizagem das crianças e melhorar seu desempenho escolar, mas a escola não deve ser compreendida como responsável única pela educação dos filhos, nem ser vista como uma opção onde os filhos podem estar enquanto os pais estão envolvidos em outras atividades, desta maneira, precisa existir um equilíbrio entre família, trabalho e escola para um desenvolvimento humano mais equilibrado e eficaz do ponto de vista educacional. O presente estudo tem o objetivo problematizar a relação entre pais e filhos e suas articulações no contexto escolar enfatizando a influência desta relação na educação escolar, a partir de um relato de experiência de pesquisa em uma escola particular da cidade de Campina Grande–PB. Trabalhamos a partir dos estudos desenvolvidos por Féres-Carneiro e Ziviani (2009); Lauz e Borges (2013); Leme et al (2013); Melo e Mota (2013); Santos et al (2013); Teixeira, Parente e Boris (2009) e Valentim e Dias (2014).Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados com pais de alunos de uma escola particular de Campina Grande –PB. Participaram deste estudo uma amostra de 10 homens e 10 mulheres casados entre si, que residem na cidade cujos filhos estudam na referida escola . Este estudo nos apontou a importância e o papel fundamental dos pais na vida escolar dos filhos e que a relação entre pais e filhos na escola é importante não apenas para abertura de laços entre escola e família, mas para o próprio desenvolvimento das crianças. Palavras-Chave: Pais. Filhos. Desenvolvimento Humano. Educação Escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Relação pais/filhos pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.title A escola e o lugar da família na participação da educação dos filhos: relato de experiência de pesquisa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta