UEPB - Repositório Digital

Webquest na prática pedagógica: interface para novos modos de ensinar com uso da Internet

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Jucinara Ferreira
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:55:53Z
dc.date.available 2022-01-05T22:55:53Z
dc.date.issued 2021-10-07
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25421
dc.description ALVES, J. F. Webquest na prática pedagógica: interface para novos modos de ensinar com uso da Internet. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso, cujo interesse voltou-se à Webquest na prática pedagógica, construiu-se apoiado na abordagem qualitativa via perspectiva colaborativa. Ocorreu junto a uma docente, que atua em uma escola pública situada na zona rural da cidade de Ingá, no quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral: Contribuir com a prática pedagógica digital de uma professora da educação básica de ensino fundamental anos iniciais. A finalidade foi proporcionar à docente a experiência de vivenciar uma nova metodologia em sua prática pedagógica, bem como, auxiliar a professora a inovar em suas aulas. Também verificamos através do uso e aplicação da Webquest se os estudantes tiveram melhor aproveitamento do componente curricular de Língua Portuguesa. Por fim, analisamos suas contribuições para a prática em sala de aula em tempos remotos. Como fruto desta experiência colaborativa, foi possível inferir o quanto a docente se mostrou satisfeita com os resultados colhidos no tocante as suas próprias aprendizagens, além de realçar que a Webquest demonstrou ser uma metodologia significativa para o ensino e aprendizagem, da qual, estimula os alunos a buscarem mais conhecimento, despertando neles curiosidade, além de uma navegação na internet responsável e consciente. Quando bem elaborada, permite um aprendizado mais significativo e atrativo para o aluno. Conciliada à metodologia ativa, pode contribuir para uma nova visão de ensino a partir de recursos digitais, em que o profissional se permite utilizar, de modo apropriado, meios atuais para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem digital dos seus alunos. Desta maneia, o trabalho nos faz repensar em novos modos de aprender e ensinar através do uso da internet. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Webquest pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e comunicação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Pesquisa colaborativa pt_BR
dc.title Webquest na prática pedagógica: interface para novos modos de ensinar com uso da Internet pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta