UEPB - Repositório Digital

O poema no processo de alfabetização e letramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Luciane Alves Santos
dc.date.accessioned 2022-01-05T22:58:28Z
dc.date.available 2022-01-05T22:58:28Z
dc.date.issued 2014-12-03
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25423
dc.description SOARES, L. A. S. O poema no processo de alfabetização. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata da possibilidade de se utilizar o poema em sala de aula como estímulo para a aprendizagem da leitura e da escrita, à luz de um referencial teórico que relaciona alfabetização e letramento como conceitos complementares. Para se entender o sentido principal dessa relação são apresentadas concepções de alfabetização e de letramento e informações sobre o gênero textual poema. Para tanto, recorre-se a autores como Ferreiro (2010, 1993), Vygotsky (1988, 1984), Soares (2009), Cagliari (2010), Santos, Albuquerque e Mendonça (2007), dentre outros. A realização combina o estudo teórico e um projeto de intervenção numa turma de 11 alunos do 1o ano, de uma escola particular da cidade de Campina Grande – PB, situada no bairro do Centenário. O objetivo foi fazer com que as crianças avançassem do nível de escrita em que se encontravam até atingirem o nível alfabético, fazendo uso de um gênero textual que despertasse seu interesse e gosto por ler e escrever. A metodologia constou de levantamento de dados acerca dos níveis de hipótese de escrita em se encontravam os alunos e de elaboração e operacionalização de aulas explorando a leitura e a escrita a partir de poemas de Vinícius de Moraes. A análise das atividades realizadas levou a considerar que o trabalho com poema em sala de aula, se bem planejado, favorece a evolução das crianças, tanto em termos de aprendizagem da leitura e da escrita quanto no aspecto de despertar para o prazer de ler. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Poema pt_BR
dc.title O poema no processo de alfabetização e letramento pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta