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Análise do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) incluídos na prática de natação: Uma revisão bibliográfica

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dc.contributor.author Lima, Gabriel Figueiredo
dc.date.accessioned 2022-01-20T12:17:06Z
dc.date.available 2022-01-20T12:17:06Z
dc.date.issued 2021-06-04
dc.identifier.other CDD 797.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25452
dc.description LIMA, Gabriel Figueiredo. Análise do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) incluídos na prática de natação: Uma revisão bibliográfica. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O afogamento é uma das principais causas de morte de pessoas com autismo, principalmente na fase infantil. Ficando claro assim a necessidade de uma intervenção profissional nessa área. É aí onde entra a educação física, com a natação e seus afins. Logicamente é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o apoio da família para que haja uma melhoria na qualidade de vida dessas crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aliada a uma metodologia lúdica e chamativa para essas crianças, as atividades aquáticas são efetivas e proporcionam experiências altamente benéficas para a saúde física e mental em diversos aspectos, como: um maior conhecimento sobre seu próprio corpo (percepção e domínio corporal), melhorias na coordenação motora (fina e grossa), maior sociabilidade e interação social, a fuga da realidade ao mergulhar em um novo mundo, melhorando a autoestima, imaginação, confiança, comportamento, etc. Proporcionando novas vivências e confirmando assim, uma melhor formação da personalidade e inteligência dessas crianças portadoras do TEA, sempre buscando através da natação e das atividades aquáticas o desenvolvimento psicomotor, para que assim, possuam maior autonomia e integração no meio social. Agregando de forma positiva na qualidade de vida dessas pessoas. Portanto, o presente trabalho, caracterizado como revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir a efetividade do processo de inclusão de crianças com TEA nas aulas de natação e analisar possíveis avanços no desenvolvimento psicomotor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Natação pt_BR
dc.subject Natação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento psicomotor pt_BR
dc.title Análise do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) incluídos na prática de natação: Uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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