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Ledores e processos seletivos universitários: as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas

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dc.contributor.author Silva, Joara Alves da
dc.date.accessioned 2022-01-21T23:05:43Z
dc.date.available 2022-01-21T23:05:43Z
dc.date.issued 2021-04-28
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25468
dc.description SILVA, J. A. Ledores e processos seletivos universitários: as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia assistiva (TA) é um facilitador de potencial relevantenos exames nacionais de ingresso ao ensino superior, existem direitos garantidos por lei para que as pessoas com deficiência possam usufruir os serviços oferecidos pela TA. As pessoas cegas têm à sua disposição nesses processos ledores, transcritores e prova em braile. O objetivo desse trabalho é compreender quais são os desafios enfrentados pelo candidato cego na realização dos exames avaliativos para o ingresso na educação superior.No que se refere à metodologia, o trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, a abordagem do problema é qualitativa sendo assim, utilizado a análise de questionário semiestruturado, aplicado a uma pessoa cega, onde analisamos o seu discurso e as falas de legitimação. Com o propósito de alcançar o nosso objetivo que se classifica em descritivo/ explicativo. O participante da pesquisa é uma pessoa cega que cursa o ensino superior e passou pelas etapas do processo de ingresso. Os resultados observados foram que os ledores e transcritores que participam do processo precisam ter uma formação mais eficiente e duradoura, que algumas falhas que ocorrem no processo poderiam ser minimizadas ou extintas se a seleção dos ledores fossem pessoas que já trabalhassem na área de inclusão e a formação fosse realizada por profissionais cegos. Concluímos que estudos como esse é importante para impulsionar medidas que melhorem o processo de seleção, levar o debate sobre a temática, assim melhorando o índice de alunos cegos que ingressam no curso superior. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias assistivas pt_BR
dc.subject Processos seletivos pt_BR
dc.subject Cegos pt_BR
dc.title Ledores e processos seletivos universitários: as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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