Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar de que modo as tecnologias e mídias digitais influenciam na prática do professor enquanto ferramenta pedagógica a partir de suas percepções, e é fruto de uma pesquisa qualitativa sobre o modo que os professores estão utilizando as mídias digitais no ambiente da creche diante da pandemia da Covid-19, tendo em vista, o exercício do ensino remoto ter sido adotado como modalidade pelas instituições, em resposta a este tempo emergencial. Para isto, foi realizado um questionário semiestruturado aplicado em uma creche municipal da cidade de Queimadas-PB. A pesquisa realizou-se no período de maio a julho de 2021, com a participação de 9 (nove) professoras atuantes da Educação Infantil que se dispuseram a fazer parte do estudo, tendo como principal o objetivo analisar de que modo as tecnologias e mídias digitais influenciam na prática do professor enquanto ferramenta pedagógica a partir de suas percepções. A metodologia utilizada no trabalho para obtenção dos resultados foi de cunho exploratório, assentada em aspectos teóricos e pesquisa de campo. Teve-se como referencial teórico de apoio os estudiosos Kenski (2007), Moran (2007), Climaco (2017), Setton (2017), Hodges (2020) dentre outros, e documentos legais como LDB (1988), BNCC (2017) e DCNEI (2009) e outros que serviram como embasamento e fonte de dados aqui presentes. Os resultados obtidos apontaram os desafios, dificuldades e estratégias de ensino que os docentes usaram no desenvolvimento de suas aulas em meio ao ensino remoto emergencial ao desenvolverem os processos formativos e as necessidades das crianças, dialogando com os documentos normativos e suas orientações oficiais.
Descrição:
PEREIRA, L. M. O uso das mídias digitais no ambiente da creche: percepções de professoras em meio à pandemia da Covid-19. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.