Resumo:
Muito vem se discutindo sobre a utilização de recursos midiáticos como abordagem didática para o ensino de Geografia para superar práticas mnemônicas e aproximar os conteúdos da realidade vivida do aluno. Neste sentido, este trabalho analisa o uso de filme “O Auto da Compadecida” como recurso didático para o ensino de Geografia, mais precisamente para os temas que tratam da Região Nordeste, propondo um direcionamento aos professores, no intuito de colaborar para uma maior dinamicidade das aulas e um maior interesse por esta disciplina escolar. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em livros, bancos de teses e dissertações e plataformas de artigos científicos sobre ensino de Geografia, cinema enquanto recurso didático e Região Nordeste, na qual se deu a escolha do filme. Como resultados, evidenciamos que o recurso didático em questão, usado de maneira adequada e com objetivos previamente traçados, conduz a aulas de Geografia mais significativas, capazes de envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
LAURINDO, M. do S. V. Cinema e geografia: O auto da compadecida como proposta didática para o estudo da região nordeste. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.