Resumo:
O presente estudo discute a incorporação pedagógica curricular através da prática do jiu-jítsu, objetivando o desenvolvimento integral do aluno, além de uma compreensão histórica e cultural da importância dessa arte marcial, que tem suas origens no judô kodokan, e chegou no Brasil através de Mitsuyo Maeda, e por intermédio deste aos Gracie, que fizeram do brazilian jiu-jítsu o que ele é hoje. A arte marcial é uma excelente ferramenta do professor de educação física, para que este ensine a seus alunos autocontrole, responsabilidade, ética, respeito além dos benefícios físicos e psicomotores. O trabalho se utiliza de uma metodologia de revisão bibliográfica, onde é possível associar a prática do jiu-jítsu aos processos de educação do aluno, assistindo em seu processo de educação física e escolar, assegurando através dos ensinamentos aplicados, um desenvolvimento global.
Descrição:
BARBOSA, Amanda Tavares. O Jiu-jítsu como prática pedagógica na educação física escolar. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.