Resumo:
O presente trabalho trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que tem como objetivo
evidenciar como e quais as abordagens pedagógicas da Educação Física são
utilizadas nas escolas públicas municipais na cidade de Campina Grande no Estado
da Paraíba, tendo em vista que a Educação Física é de suma importância e efetividade
no âmbito educacional, ainda mais que a mesma preza pela formação crítica, reflexiva
e também pelo desenvolvimento e aprimoração de habilidades motoras e
psicomotoras. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi o
questionário semiestruturado, construído por 10 perguntas para 8 participantes. Os
dados foram organizados e assim distribuídos: infraestrutura e dificuldades de ensino
na Educação Física escolar; conteúdos, abordagens e capacitação na Educação
Física escolar. A partir dos dados obtidos, observou-se que todos os professores
possuem ao menos especialização na área, foi visto também que para todos, as
Abordagens Pedagógicas foram oportunizadas durante sua formação, e 75%
responderam ao menos satisfatoriamente sobre a utilização das mesmas nas aulas.
Os professores demonstraram que se utilizam de uma boa variedade de conteúdo, e
que a principal dificuldade nas aulas relata por 75% dos participantes é na
infraestrutura, onde a falta de espaço e de materiais foram os problemas mais citados.
Pôde-se concluir através dessa pesquisa que é notório que a Educação Física
necessita de uma melhoria na formação continua de seus professores, mas
principalmente na infraestrutura escolar.
Descrição:
MOREIRA, Flávio Silvano de Andrade. Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.