UEPB - Repositório Digital

Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moreira, Flávio Silvano de Andrade
dc.date.accessioned 2022-01-31T10:43:37Z
dc.date.available 2022-01-31T10:43:37Z
dc.date.issued 2021-09-27
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25582
dc.description MOREIRA, Flávio Silvano de Andrade. Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que tem como objetivo evidenciar como e quais as abordagens pedagógicas da Educação Física são utilizadas nas escolas públicas municipais na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba, tendo em vista que a Educação Física é de suma importância e efetividade no âmbito educacional, ainda mais que a mesma preza pela formação crítica, reflexiva e também pelo desenvolvimento e aprimoração de habilidades motoras e psicomotoras. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi o questionário semiestruturado, construído por 10 perguntas para 8 participantes. Os dados foram organizados e assim distribuídos: infraestrutura e dificuldades de ensino na Educação Física escolar; conteúdos, abordagens e capacitação na Educação Física escolar. A partir dos dados obtidos, observou-se que todos os professores possuem ao menos especialização na área, foi visto também que para todos, as Abordagens Pedagógicas foram oportunizadas durante sua formação, e 75% responderam ao menos satisfatoriamente sobre a utilização das mesmas nas aulas. Os professores demonstraram que se utilizam de uma boa variedade de conteúdo, e que a principal dificuldade nas aulas relata por 75% dos participantes é na infraestrutura, onde a falta de espaço e de materiais foram os problemas mais citados. Pôde-se concluir através dessa pesquisa que é notório que a Educação Física necessita de uma melhoria na formação continua de seus professores, mas principalmente na infraestrutura escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Ivanildo Alcântara de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.title Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta