Resumo:
Proclamar a existência de uma crise na educação básica brasileira é uma tarefa um tanto
fácil, pois é perceptível tanto em dados fornecidos, como também na experiência de quem
vive nesse cenário diariamente, já entender as causas da evasão escolar nas aulas de
Educação Física na educação básica é uma tarefa que requer análises de diferentes
aspectos e pontos de vistas. Diante disso, o objetivo geral: analisar a produção do
conhecimento sobre a evasão escolar buscando aproximações e distanciamentos com a
Educação Física na Educação básica. Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse
em compreender o processo de no qual se dar a evasão escolar nas aulas de Educação
física, buscando em artigos e conteúdos em periódicos online, estudos relacionados à
temática abordada. A partir de uma investigação bibliográfica. E como objetivos específicos
foram elencados: entender o que é a evasão escolar, identificar quais motivos foram
primordiais para evasão, entender o papel do professor de educação física, enquanto
formador de profissionais, tendo como fontes alguns teóricos, utilizando a análise de
conteúdo categorial por temática. Espera-se deste estudo a possibilidade a construção de
nova racionalidade, fazendo com que professores de Educação Física reflitam sobre os
dados apresentado e, possa elaborar significativamente em estratégias pedagógicas para
minimizar o problema, contribuindo para o processo de ensino dessa área de conhecimento,
de modo a propiciar ampliação da participação dos alunos nas aulas. Entendendo a
participação como um meio fundamental para a aprendizagem de qualquer área de
conhecimento, colaborando para desdobramento no exercício da cidadania do alunado.
Descrição:
SOUSA, Arielly Santos. Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.