UEPB - Repositório Digital

Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Arielly Santos
dc.date.accessioned 2022-01-31T13:11:51Z
dc.date.available 2022-01-31T13:11:51Z
dc.date.issued 2020-08-25
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25614
dc.description SOUSA, Arielly Santos. Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Proclamar a existência de uma crise na educação básica brasileira é uma tarefa um tanto fácil, pois é perceptível tanto em dados fornecidos, como também na experiência de quem vive nesse cenário diariamente, já entender as causas da evasão escolar nas aulas de Educação Física na educação básica é uma tarefa que requer análises de diferentes aspectos e pontos de vistas. Diante disso, o objetivo geral: analisar a produção do conhecimento sobre a evasão escolar buscando aproximações e distanciamentos com a Educação Física na Educação básica. Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender o processo de no qual se dar a evasão escolar nas aulas de Educação física, buscando em artigos e conteúdos em periódicos online, estudos relacionados à temática abordada. A partir de uma investigação bibliográfica. E como objetivos específicos foram elencados: entender o que é a evasão escolar, identificar quais motivos foram primordiais para evasão, entender o papel do professor de educação física, enquanto formador de profissionais, tendo como fontes alguns teóricos, utilizando a análise de conteúdo categorial por temática. Espera-se deste estudo a possibilidade a construção de nova racionalidade, fazendo com que professores de Educação Física reflitam sobre os dados apresentado e, possa elaborar significativamente em estratégias pedagógicas para minimizar o problema, contribuindo para o processo de ensino dessa área de conhecimento, de modo a propiciar ampliação da participação dos alunos nas aulas. Entendendo a participação como um meio fundamental para a aprendizagem de qualquer área de conhecimento, colaborando para desdobramento no exercício da cidadania do alunado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Alison Pereira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta