Resumo:
Na atualidade, a educação física vem despertando um caráter desafiador no percorrer de novos caminhos na função de disseminar o conhecimento historicamente construído para colaborar na formação humana e no desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, com isso vem a dúvida se realmente os critérios da avaliação ensino-aprendizagem estão sendo bem aplicados na hora de estrutura a nota ao aluno de acordo com sua aprendizagem, desse modo, é necessário romper uma visão tradicional sobre do que realmente se aprende pela cultura corporal, se é só realmente a pratica do movimento ou a criticidade que é desenvolvida ou ambos na hora do critério de avaliar. O objetivo do artigo e analisar sistematicamente a literatura que procurou identificar as publicações científicas existentes sobre os critérios da avaliação no ensino-aprendizagem. Os resultados impressionam, primeiramente, quanto ao número de achados que foi muito baixo, considerando o assunto muito relevante, fator decisivo nos critérios de exclusão dos artigos. Destaca-se a necessidade de produções científicas voltadas a entender que a avaliação no processo de ensino-aprendizagem deve estar relacionada a uma política de ensino critico-reflexiva, e incluída nos processos das atividades pedagógicas, processo esse inserido efetivamente de forma dialética no intuito de ampliar a compreensão sobre o assunto e fortalecer as discussões e fomentar as mudanças na prática pedagógica.
Descrição:
SILVA, Marcio Kleyson de Souza Silva e Silva, Critérios da avaliação no processo ensino-aprendizagem nas aulas da Educação Física escolar: uma revisão de literatura, 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.