UEPB - Repositório Digital

O jogo dominó de frações no ensino e aprendizagem Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Denize Pereira da
dc.date.accessioned 2022-02-01T10:57:58Z
dc.date.available 2022-02-01T10:57:58Z
dc.date.issued 2021-05-28
dc.identifier.other CCD 371.397
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25637
dc.description SILVA, Denize Pereira da. O jogo dominó de frações no ensino e aprendizagem Matemática. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Nosso trabalho de TCC teve como objetivo abordar o ensino e aprendizagem sobre frações na educação básica e o uso do Jogo Dominó de Frações. Além destes, apresentamos uma proposta didática a vir a auxiliar o professor de Matemática que queira utilizar tal jogo em sala de aula. O uso de jogos como recurso didático na educação matemática aproxima os alunos do conhecimento, proporcionando assim um ambiente que prioriza a investigação e a problematização de conceitos por meio de uma comunicação, utilizando a troca de ideias e da socialização do pensamento. Como o trabalho foi elaborado e finalizado durante a pandemia do novo coronavírus, não foi possível por nós a aplicação da proposta didática sugerida em sala de aula. Desta forma, esperamos que o nosso TCC sirva de apoio para professores que já atuam e também para futuros professores. Sabemos que cada turma tem suas particularidades e dificuldades de compreensão ao assunto. O professor que, por ventura, utilizar nosso TCC como sugestão, responderá as seguintes perguntas: quais são as dificuldades que o professor pode encontrar ao aplicar o Jogo Dominó de Frações em diferentes turmas? quais seriam as adaptações necessárias para que o jogo supra as necessidades da turma? Tais perguntas sugeridas são as mesmas que, se possivelmente pudermos aplicar nossa proposta didática de forma presencial, buscaremos respondê-las. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.title O jogo dominó de frações no ensino e aprendizagem Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta