Resumo:
O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica referente aos diferentes estudos acerca da da Ciência-Tecnologia-Sociedade-Meio Ambiente (CTSA), para, na sequência, utilizarmos esse referencial na análise de sua presença no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Observamos que a BNCC apresenta claramente elementos muito fortes de estudos que envolvem tecnologia, indicações referentes ao desenvolvimento de habilidades direcionadas a questões sociais e ambientais relacionadas à ciência e a tecnologia. Esses elementos estão diretamente ligados aos pressupostos do enfoque CTSA. Concluímos que há uma forte presença de elementos de CTS/CTSA na BNCC, um forte indicativo do direcionamento que deverá ser dado aos currículos, a partir da promulgação dessa lei. Ao mesmo tempo, a própria BNCC está envolta em um contexto de debates e fortes críticas quanto ao seu conteúdo e a forma como foi concebida e implementada. Portanto, consideramos que, embora seja um enfoque importantíssimo e, por isso, é positivo que esteja contemplado na BNCC, não acreditamos que a aceitação acrítica das indicações presentes na BNCC possa, de fato, trazer mais benefícios que prejuízos, sem o amplo debate e participação dos especialistas e da sociedade em geral.
Descrição:
LIRA, Francielli de Brito. A presença de CTSA na BNCC: possibilidades para o ensino de ciências. 2021, 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.