UEPB - Repositório Digital

A presença de discussões de CTSA na BNCC: posibilidades para o ensino de ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Francielli de Brito
dc.date.accessioned 2022-02-01T12:32:17Z
dc.date.available 2022-02-01T12:32:17Z
dc.date.issued 2021-07-09
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25656
dc.description LIRA, Francielli de Brito. A presença de CTSA na BNCC: possibilidades para o ensino de ciências. 2021, 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica referente aos diferentes estudos acerca da da Ciência-Tecnologia-Sociedade-Meio Ambiente (CTSA), para, na sequência, utilizarmos esse referencial na análise de sua presença no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Observamos que a BNCC apresenta claramente elementos muito fortes de estudos que envolvem tecnologia, indicações referentes ao desenvolvimento de habilidades direcionadas a questões sociais e ambientais relacionadas à ciência e a tecnologia. Esses elementos estão diretamente ligados aos pressupostos do enfoque CTSA. Concluímos que há uma forte presença de elementos de CTS/CTSA na BNCC, um forte indicativo do direcionamento que deverá ser dado aos currículos, a partir da promulgação dessa lei. Ao mesmo tempo, a própria BNCC está envolta em um contexto de debates e fortes críticas quanto ao seu conteúdo e a forma como foi concebida e implementada. Portanto, consideramos que, embora seja um enfoque importantíssimo e, por isso, é positivo que esteja contemplado na BNCC, não acreditamos que a aceitação acrítica das indicações presentes na BNCC possa, de fato, trazer mais benefícios que prejuízos, sem o amplo debate e participação dos especialistas e da sociedade em geral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Antonio Ferreira Pinto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Enfoque CTSA pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.title A presença de discussões de CTSA na BNCC: posibilidades para o ensino de ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta