UEPB - Repositório Digital

A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Islaine Conceição Pereira
dc.date.accessioned 2022-02-01T12:37:05Z
dc.date.available 2022-02-01T12:37:05Z
dc.date.issued 2021-06-09
dc.identifier.other CDD 371.926
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25658
dc.description BEZERRA, Islaine Conceição Pereira Bezerra. A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Incessantemente verificou-se a necessidade de se pesquisar sobre as inúmeras dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Com isso, o presente trabalho buscou investigar sobre a questão da Discalculia em alguns países da América do Sul, externando algumas propostas metodológicas associadas à utilização de recursos tecnológicos, jogos matemáticos e materiais concretos. Desenvolvido na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual se buscou pesquisadores que investigam a Discalculia nos diferentes países da América do Sul, para assim obter reais resultados acerca do conhecimento sobre tal transtorno da aprendizagem. Diante do exposto, as indagações que nortearam nosso trabalho foram: O que é a Discalculia? Como alguns países da América do Sul estão lidando com a Discalculia? Quais estratégias metodológicas podem ser utilizadas como mediação do ensino da Matemática para alunos discalcúlicos? A partir de nossos resultados intensificou-se a necessidade por mais pesquisas no âmbito educacional que relacionem a Discalculia e outros transtornos da aprendizagem às intervenções metodológicas que auxiliem os professores em seu cotidiano escolar. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado o interesse sobre a Discalculia, como também tenha auxiliado discalcúlicos e professores de Matemática a conhecer, diagnosticar e intervir de forma a resultar em uma aprendizagem significativa aos mesmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Discalculia pt_BR
dc.subject Transtorno da aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title A questão da Discalculia em alguns países da América do Sul e propostas metodológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta