dc.contributor.author |
Malta, Elizângela Oliveira de |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-14T13:43:52Z |
|
dc.date.available |
2022-02-14T13:43:52Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25764 |
|
dc.description |
MALTA, Elizângela Oliveira de. A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O acesso e permanência do estudante com deficiência nas instituições de ensino é
uma política amparada pela legislação brasileira. No Brasil, o número de matrículas
desses estudantes vem crescendo significativamente, nas últimas décadas. Assim, é
importante refletir sobre as ações desenvolvidas para incluir os estudantes com
deficiência nas escolas regulares. O presente estudo, uma análise bibliográfica, tem
como objetivo principal discutir o processo de inclusão do estudante com deficiência
no ensino de química apresentados em artigos na Revista Inclusiones e Revista
Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram
selecionados 07 (sete) artigos publicados no recorte temporal de 2016 a 2020. Os
resultados indicaram que apesar do Brasil possuir várias leis que garantem o acesso
e a permanência do estudante com deficiência na escola regular, o sistema de ensino
é precário e não atende as necessidades educacionais especiais dos estudantes com
deficiência. A formação continua de professores foi o tema mais questionado nos
periódicos analisados. Concluímos que a política educacional brasileira deve
incentivar a formação continuada de professores e o aumento de profissionais
dedicados a essa área. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |