UEPB - Repositório Digital

A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Malta, Elizângela Oliveira de
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:43:52Z
dc.date.available 2022-02-14T13:43:52Z
dc.date.issued 2021-10-01
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25764
dc.description MALTA, Elizângela Oliveira de. A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O acesso e permanência do estudante com deficiência nas instituições de ensino é uma política amparada pela legislação brasileira. No Brasil, o número de matrículas desses estudantes vem crescendo significativamente, nas últimas décadas. Assim, é importante refletir sobre as ações desenvolvidas para incluir os estudantes com deficiência nas escolas regulares. O presente estudo, uma análise bibliográfica, tem como objetivo principal discutir o processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino de química apresentados em artigos na Revista Inclusiones e Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram selecionados 07 (sete) artigos publicados no recorte temporal de 2016 a 2020. Os resultados indicaram que apesar do Brasil possuir várias leis que garantem o acesso e a permanência do estudante com deficiência na escola regular, o sistema de ensino é precário e não atende as necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência. A formação continua de professores foi o tema mais questionado nos periódicos analisados. Concluímos que a política educacional brasileira deve incentivar a formação continuada de professores e o aumento de profissionais dedicados a essa área. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Estudantes com deficiência pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta