Resumo:
O ensino de ciências na educação básica ainda é bastante deficitário, o que resulta
em uma carência de conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Por outro lado, o
ensino de física vem sofrendo transformações com o intuito de melhorar esse
cenário. É o caso de propostas que buscam levar discussões sobre natureza da
ciência a partir de uma abordagem histórico investigativa para a sala de aula, no
intuito de contribuir para formação crítica dos estudantes, abordando práticas de
pesquisa, construções de hipóteses e experimentos, assim como a construção do
conhecimento cientifico. A história da radioatividade pode servir de contexto e
cenário para tais discussões. A utilização da abordagem histórico-investigativa no
tratamento do episódio histórico da radioatividade pode contribuir para que docentes
levem os aspectos epistêmicos e não epistêmicos da construção da ciência para a
sala de aula de física. Pensando nisso, construímos uma narrativa histórica, focando
nos métodos utilizados pelos cientistas, abordando os principais fenômenos e
hipóteses. Além disso, elaboramos um projeto didático que pode auxiliar professores
e professoras da educação básica, a discutirem em sala de aula questões voltadas à
natureza da ciência.
Descrição:
ARAÚJO, Joilson Zacarias. História da radioatividade para o ensino de Física: Uma proposta de projeto didático. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.