Resumo:
O trabalho tem como objetivo principal o estudo e a elaboração de uma proposta de
ensino através da atividade de resolução de problemas por meio dos ciclos de modelagem
propostos por David Hestenes com o intuito de auxiliar o estudante a compreender e
relacionar os modelos mentais com os modelos conceituais dos fenômenos físicos abordados.
A metodologia utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa. Para
alcançarmos nossos objetivos, realizamos as buscas e a escolha de situações problema
referentes aos conteúdos da Física Moderna, mais especificamente aos temas Relatividade,
Modelo de corpo negro e Efeito Fotoelétrico, para assim remodela-las nos padrões da
Modelagem Matemática. Posteriormente, foi elaborada, uma proposta de ciclo de modelagem
tendo como base para a modelagem as situações problema, referentes ao tema relatividade,
previamente adaptadas. Os resultados do estudo nos levam à conclusão de que a metodologia
se constitui de uma estratégia eclética e fácil de ser utilizada no ensino, uma vez que tem
como base a resolução de problemas e que estes podem assumir qualquer estrutura, ou seja,
experimentais, simulações, “lápis e papel”, desde que adaptados aos padrões da modelagem.
Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos nas metodologias abordadas no ensino
de física, utilizando a modelagem matemática de David Hestenes, o que contribuirá
positivamente no ensino de física, e mais especificamente na resolução de problemas o que,
consequentemente, refletirá na Educação Básica.
Descrição:
SILVA, Maria Eduarda Pereira da. Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.