UEPB - Repositório Digital

Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Eduarda Pereira da
dc.date.accessioned 2022-02-16T11:08:56Z
dc.date.available 2022-02-16T11:08:56Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25809
dc.description SILVA, Maria Eduarda Pereira da. Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem como objetivo principal o estudo e a elaboração de uma proposta de ensino através da atividade de resolução de problemas por meio dos ciclos de modelagem propostos por David Hestenes com o intuito de auxiliar o estudante a compreender e relacionar os modelos mentais com os modelos conceituais dos fenômenos físicos abordados. A metodologia utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa. Para alcançarmos nossos objetivos, realizamos as buscas e a escolha de situações problema referentes aos conteúdos da Física Moderna, mais especificamente aos temas Relatividade, Modelo de corpo negro e Efeito Fotoelétrico, para assim remodela-las nos padrões da Modelagem Matemática. Posteriormente, foi elaborada, uma proposta de ciclo de modelagem tendo como base para a modelagem as situações problema, referentes ao tema relatividade, previamente adaptadas. Os resultados do estudo nos levam à conclusão de que a metodologia se constitui de uma estratégia eclética e fácil de ser utilizada no ensino, uma vez que tem como base a resolução de problemas e que estes podem assumir qualquer estrutura, ou seja, experimentais, simulações, “lápis e papel”, desde que adaptados aos padrões da modelagem. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos nas metodologias abordadas no ensino de física, utilizando a modelagem matemática de David Hestenes, o que contribuirá positivamente no ensino de física, e mais especificamente na resolução de problemas o que, consequentemente, refletirá na Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciclos de Modelagem pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Física Moderna pt_BR
dc.subject Teoria da modelagem pt_BR
dc.title Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta