UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Cláudia Daniele da Silva
dc.date.accessioned 2022-02-16T11:35:14Z
dc.date.available 2022-02-16T11:35:14Z
dc.date.issued 2021-11-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25823
dc.description SOARES, Cláudia Daniele da Silva. Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da matemática. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa buscamos trazer algumas reflexões acerca do uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática e suas influências positivas nestes processos, voltado especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, artigos, revistas, entre outros, a abordagem foi de caráter qualitativo e tem como objetivo principal refletir sobre o uso de metodologias alternativas e suas implicações para o ensino e aprendizagem da Matemática. Para alcançar este objetivo, expomos algumas das principais metodologias presentes para o ensino de matemática mostrando os benefícios que estas podem lhe trazer. Discutimos ainda sobre algumas dificuldades que podem surgir tanto para professores quanto para alunos ao usá-las, mas sempre deixando uma sugestão do que pode ser feito para superar tais dificuldades dando ênfase principalmente a importância da formação continuada dos professores. O suporte principal para esta pesquisa baseou-se nas ideias de Sergio Lorenzato, Regina Grando, e Ubiratan D’Ambrósio, observando as recomendações dos PCN’s e BNCC. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as metodologias alternativas influenciam positivamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e que uma melhoria destes processos na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental pode trazer benefícios maiores para o ensino como um todo a longo prazo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Metodologias alternativas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental. I pt_BR
dc.title Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta