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O presente trabalho tem como objeto de estudo o espaço na obra Coraline (2002), de Neil Gaiman e na versão adaptada para o cinema Coraline e o mundo Secreto (2009). O objetivo geral da pesquisa é analisar o espaço fantástico na construção do medo nas duas produções. Os objetivos específicos são: identificar os elementos fantásticos presentes no texto literário e na versão cinematográfica, relacionados diretamente ao espaço; discutir a concepção de adaptação efetivada na proposta cinematográfica; mostrar a função do espaço fantástico como irradiador do medo nas duas obras. Para a realização da pesquisa, utilizou-se uma metodologia de cunho bibliográfico voltada para a análise interpretativa das obras. Como aporte teórico, recorreu-se a materiais publicados em livros, revistas, artigos e fundamentada nas contribuições teóricas de: Hutcheon (2011), Camarani (2014), Todorov(1975), dentre outros. A partir da análise constatou-se, dentre outros aspectos, que é por meio de ambientes escuros, uma casa tenebrosa, úmida e velha, e elementos que transmitem sentimento de morte e ameaça, que o espaço fantástico se torna intensificador e irradiador do medo na personagem principal, e, em nós, leitores. |
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