UEPB - Repositório Digital

A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marenco, Anna Raphaella de Lima
dc.date.accessioned 2022-02-19T18:04:47Z
dc.date.available 2022-02-19T18:04:47Z
dc.date.issued 2021-10-13
dc.identifier.other CDD 372.656 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25852
dc.description MARENCO, A. R. de L. A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em questão teve como objetivo observar as questões de leitura do ENEM (2010-2019) na área de Língua Espanhola quanto à presença da multimodalidade. Para isso, nos apoiamos nos aportes teóricos sobre multimodalidade de Kress & Van Leeween (1996); Kress (2000, 2007, 2010) e sobre leitura amparamos nossa análise no conceito de leitura delineado por Luke & Freebody (1997) e Van Leeuwen (2005). Além disso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com apoio de dados quantitativos, para descrever e interpretar nossos dados. Ainda, foi possível através de nossa análise encontrar dados relevantes sobre o tratamento da leitura multimodal no ENEM, como por exemplo, que em seis dos dez anos de aplicação do ENEM, existiu uma questão - de um total de cinco - que abordava mais de um modo de significação, quais sejam: Linguagem verbal e Linguagem visual. Assim, compreendemos que a multimodalidade obteve baixa representatividade no Exame em questão, apesar de ser um conteúdo extremamente relevante para o ensino de língua estrangeira, em especial para a língua espanhola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fábio Marques de Souza. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Língua espanhola pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.title A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta