Resumo:
Vivemos em uma sociedade de constantes mudanças em todos os âmbitos e, na realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não se torna diferente. O presente estudo tem como objetivo principal compreender os principais desafios e estratégias do ensino remoto na modalidade da EJA, durante o ano de 2020, no município de Esperança-PB. A presente pesquisa de natureza qualitativa, teve como interlocutores dez (10) professores/as que atuam na EJA no município de Esperança- PB. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário através de uma plataforma online, onde buscamos compreender quais as principais dificuldades e desafios apontados pelos professores para a efetivação das aulas online. Como aportes teóricos sobre os temas em destaque, utilizamos das concepções de autores/as como Basso (1998); Brandão (1981); Coifman (2020); Fávero (2004); Freire (1998, 2002, 2020); Gadotti (2006); Galvão (2007); Gil (2002); Haddad e Di Pierro (2000); Haddad (2007); Linhares (2008); Moll (2004); Nagle (2001); Oliveira (2007); Soares 2002) e outros. Concluímos que essa modalidade de ensino continua “esquecida” nas políticas públicas e que tal “esquecimento” foi intensificado no contexto da pandemia, agravado pela adoção do ensino remoto, sem, contudo, serem oferecidas maiores condições aos professores e alunos para a efetivação significativa das aulas remotas.
Descrição:
SILVA, M. A. EJA no contexto do Ensino remoto no município de Esperança-PB: limites, desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.