Resumo:
A contação de histórias na Educação Infantil é um recurso muito importante, que é e/ou poder ser utilizado como estímulo do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Por essa razão, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em discutir a importância da contação de história na educação infantil, possibilidades no ensino presencial às dificuldades no contexto da pandemia. Tendo como objetivos específicos: refletir sobre a contação de histórias na educação infantil; verificar as possibilidades no ensino presencial às dificuldades no contexto da pandemia e analisar a contação de histórias no processo de aprendizagem na educação infantil seus avanços e retrocessos. A metodologia utilizada para obtenção dos resultados de pesquisa se caracteriza, como sendo uma pesquisa bibliográfica. Dessa forma, constatamos que a contação de histórias no contexto da pandemia não promove um ensino de qualidade, devido à diversas dificuldades enfrentadas tanto pela escola quanto pelos alunos e seus familiares. Nesse pressuposto a conclusão de pesquisa aponta que a contação de história na Educação Infantil é muito importante para a formação da criança em seus aspectos cognitivo, social e psicológico, porém essa formação não é alcançada como deveria ser no ensino remoto.
Descrição:
MACEDO, E. D. Importância da contação de história na educação infantil: das possibilidades no ensino presencial às dificuldades no contexto da pandemia. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.