UEPB - Repositório Digital

Implicações das intervenções pedagógicas em situações de diagnóstico de escrita e avanços no processo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Karolyne Alves da
dc.date.accessioned 2022-02-19T19:34:07Z
dc.date.available 2022-02-19T19:34:07Z
dc.date.issued 2020-12-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25870
dc.description SILVA, K. A. Implicações das intervenções pedagógicas em situações de diagnóstico de escrita e avanços no processo. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo que tem como objetivo Investigar o papel da intervenção pedagógica no processo de diagnóstico de escrita e sua contribuição para o avanço na reflexão sobre o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por parte de crianças em processo de alfabetização. Entendemos que até mesmo na situação de diagnóstico a intervenção favorece o avanço na reflexão sobre a escrita. Para tanto, realizamos diagnósticos de escritas, sem e com intervenção, com 4 alunos do 1º ano de uma escola municipal na zona rural do município de Campina Grande – PB. Para fundamentar a nossa pesquisa e auxiliar na análise dos dados nos baseamos em autores como Ferreiro (1985, 1987, 1990, 1995, 2011), Morais (2015), Oliveira (1991) entre outros. O resultado desse trabalho evidencia a relevância do diagnóstico de escrita para que o professor (possa) compreenda os níveis de evolução da escrita de alunos em processo de alfabetização, e da importância de uma intervenção pedagógica que tenha como base as hipóteses das crianças sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética (SEA). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sistema de Escrita Alfabética pt_BR
dc.subject Diagnóstico de escrita pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.title Implicações das intervenções pedagógicas em situações de diagnóstico de escrita e avanços no processo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta