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Ressocialização de adolescentes no socioeducaivo: Um olhar sob o EJA

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dc.contributor.author Alves, Erivanusa de Carvalho
dc.date.accessioned 2022-02-21T20:16:54Z
dc.date.available 2022-02-21T20:16:54Z
dc.date.issued 2021-09-17
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25879
dc.description ALVES, E. C. Ressocialização de adolescentes no sócio educativo: um olhar sob o EJA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta uma perspectiva de desenvolvimento sobre a reentrada e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e cumprindo medidas socioeducativas na comunidade e o papel da EJA nesse contexto, como objetivo geral de nossa pesquisa. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, onde pretendia-se, em conseguinte, aplicar uma pesquisa de campo na Unidade II da FUNDAC, “Lar do Garoto”, junto aos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e os profissionais da EJA da referida unidade. O estudo está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Cury (1997, 2008 e 2010), Nogueira (2012), Ferreira Filho (2011), Paixão (2010), Saviani (2012) e Leblanc (1996, 1997, 2003 e 2006), dentre outros pesquisadores. Começamos com a contextualização histórica sobre a EJA e os mecanismos jurídicos que atuam em prol da política de direitos humanos de crianças e adolescentes num contexto geral, no Brasil. Procuramos discutir a importância do SINASE e da EJA nesse contexto socioeducativo e os indicadores nacionais. Em seguida, pontuamos uma discussão sobre as tarefas psicossociais do final da adolescência. A seguir, discutimos as influências contextuais na negociação bem-sucedida dessas tarefas psicossociais. Examinamos, ainda, se e em que medida os contextos aos quais os jovens infratores são expostos no sistema de justiça podem facilitar o desenvvolvimento psicossocial normativo. Concluímos argumentando que o desenvolvimento psicossocial de jovens infratores é interrompido, ou “preso”, por suas experiências dentro do sistema de justiça. As intervenções destinadas a facilitar a reentrada bem-sucedida de jovens infratores na comunidade devem ser informadas pelo que sabemos sobre o desenvolvimento psicossocial saudável no final da adolescência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Adolescente pt_BR
dc.subject Medida socioeducativa pt_BR
dc.subject Ressocialização pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.title Ressocialização de adolescentes no socioeducaivo: Um olhar sob o EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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