dc.description.abstract |
Este estudo apresenta uma perspectiva de desenvolvimento sobre a reentrada e
ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e cumprindo medidas
socioeducativas na comunidade e o papel da EJA nesse contexto, como objetivo
geral de nossa pesquisa. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, onde
pretendia-se, em conseguinte, aplicar uma pesquisa de campo na Unidade II da
FUNDAC, “Lar do Garoto”, junto aos adolescentes cumprindo medidas
socioeducativas e os profissionais da EJA da referida unidade. O estudo está
fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Cury (1997, 2008 e 2010), Nogueira
(2012), Ferreira Filho (2011), Paixão (2010), Saviani (2012) e Leblanc (1996, 1997,
2003 e 2006), dentre outros pesquisadores. Começamos com a contextualização
histórica sobre a EJA e os mecanismos jurídicos que atuam em prol da política de
direitos humanos de crianças e adolescentes num contexto geral, no Brasil.
Procuramos discutir a importância do SINASE e da EJA nesse contexto
socioeducativo e os indicadores nacionais. Em seguida, pontuamos uma discussão
sobre as tarefas psicossociais do final da adolescência. A seguir, discutimos as
influências contextuais na negociação bem-sucedida dessas tarefas
psicossociais. Examinamos, ainda, se e em que medida os contextos aos quais os
jovens infratores são expostos no sistema de justiça podem facilitar o
desenvvolvimento psicossocial normativo. Concluímos argumentando que o
desenvolvimento psicossocial de jovens infratores é interrompido, ou “preso”, por
suas experiências dentro do sistema de justiça. As intervenções destinadas a
facilitar a reentrada bem-sucedida de jovens infratores na comunidade devem ser
informadas pelo que sabemos sobre o desenvolvimento psicossocial saudável no
final da adolescência. |
pt_BR |