Resumo:
O presente artigo tem como objetivo principal discutir e abordar o processo ensino-aprendizagem dos gêneros textuais e literários para pessoas com ou sem deficiência
intelectual. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura centrada na análise de
quatro artigos tais como: “O Trabalho com o Gênero Textual História Em Quadrinho
Com Alunos Que Possuem Deficiência Intelectual” “Letramento De Adultos Com
Deficiência intelectual: Em Foco Os Gêneros Textuais” “A Música Como Recurso
Pedagógico Na Aprendizagem De Pessoas Com Deficiência intelectual” e “A Fábula
Como Recurso Pedagógico No Processo De Educação inclusiva”. Também foi
elaborado uma tabela a fim de conhecer as concepções metodológicas dos autores.
Em seguida, será feita uma investigação sobre a abordagem da leitura e escrita a
respeito dos alunos com deficiência intelectual e com isso, refletiremos um pouco
sobre a influência desses métodos para a formação do leitor. Os professores de
língua portuguesa devem propiciar e modificar sua metodologia de ensino para que
os alunos com e sem deficiência tenham uma educação igualitária.
Descrição:
SANTOS, L. G. C.. A inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de leitura e escrita com ênfase nos gêneros textuais literários. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.