Resumo:
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o uso da Tecnologia da Informação (TI) na gestão escolar pública, tem por objetivo verificar como a TI pode ser utilizada como ferramenta de melhoria no controle administrativo/operacional pelo gestor escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e se configura como uma investigação exploratória descritiva, apoiando-se no levantamento bibliográfico e estudo de caso, utilizando-se da ferramenta de entrevista semiestruturada e observação para a coleta dos dados. O campo de estudo foi a Escola Pública Municipal Dr. João Pereira de Assis - CEAI, situada na cidade de Campina Grande - PB. Nos resultados, constatou-se que com a inclusão da tecnologia nas instituições públicas de ensino, as escolas necessitam de mais investimentos em tecnologia da informação nas questões administrativas/operacionais e em conhecimentos complementares, como a inclusão digital na formação do gestor. De um modo geral, percebe-se que a tecnologia da informação aliada aos sistemas de informações oferece mais agilidade aos processos, reduz os erros e traz mais eficiência e transparência para as organizações públicas.
Descrição:
SIMOES, D. C. Tecnologia da informação: estudo sobre a utilização da TI como ferramenta de melhoria na gestão escolar pública. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019.