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O acesso ao conhecimento, a interação social e a possibilidade de participar de debates que tratem de questões de ordem pública, são aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento da consciência política dos cidadãos. Portanto, a escola pode ser considerada o local ideal para a formação de cidadãos reflexivos e críticos que desenvolvam o potencial de contribuir, efetivamente, para a melhoria da sociedade como um todo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, na percepção dos profissionais de educação, se as práticas pedagógicas adotadas pela Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa (ECIT), proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e, caracterizada como estudo de caso. O universo da pesquisa é composto por 21 profissionais da educação que atuam na escola. A amostra da pesquisa foi do tipo não probabilística por acessibilidade, totalizando 15 profissionais que realizam atividades junto ao primeiro e segundo anos do ensino médio. Os relatos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, através da plataforma meet. Após coletados os relatos foram submetidos à técnica qualitativa denominada análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram, que na percepção dos profissionais de educação, as práticas pedagógicas adotadas pela ECIT estão inseridas no currículo escolar como temas transversais e, permeiam as disciplinas básicas e/ou específicas, proporcionando meios para a formação da consciência política dos alunos. |
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