Resumo:
A pandemia causada pela Covid-19, que impôs ao mundo medidas de distanciamento social, intensifica a inserção de usuários nas redes sociais digitais e consequentemente, as formas de propagação e recepção de informações no ambiente digital. Essas redes partem de um ambiente não só de interação, mas de troca informacional e de conhecimento, principalmente em tempos de crise sanitária global. Com base neste cenário, este artigo se trata de um estudo de recepção e tem como principal objetivo compreender os impactos referentes ao consumo de informações no Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter durante o primeiro ano da pandemia no Brasil, tendo em vista a força das redes sociais digitais e do fluxo de informações que são direcionadas constantemente aos usuários. A metodologia consiste em uma revisão de literaturas sobre a era da informação conforme Barreto (2005), as redes sociais digitais (Recuero 2012) e a circulação de informação nessas redes (TOMAÉL, et. al. 2001). São abordados os conceitos de isolamento digital (LEMOS, 2020), fast-foodização da informação (BORGES, 2020), infodemia (OMS, 2020) e fatores relacionados a pandemia causada pelo vírus. Além da aplicação de um questionário online, que busca identificar, dentro de um recorte temporal de 2020, o primeiro ano de pandemia, os impactos na recepção de informações desses usuários. Os resultados da pesquisa mostraram um consumo informativo sobre Covid-19 elevado no Instagram, em que maioria de usuários sentiram dificuldade em compreender algumas das informações consumidas. Apesar de sentirem-se sobrecarregados com o excesso informacional, os respondentes afirmam que tais informações contribuíram para as medidas de cuidado relacionadas ao vírus.
Descrição:
CÂMARA, Rayanne Kessia Soares. Covid-19 e redes sociais digitais: impactos no consumo de informações na pandemia. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.